O 1° Conceito, sendo Guilda, é muito utilizado em MMO's, porem, são bem mais abranjentes doque isso, o Conceito é voltado a um Grupo de pessoas, com profissões e/ou objetivos semelhantes, logo, podendo ser muito bem associadas a Grupos sociais que podem ou não estar sobre conhecimento do Povo, citarei alguns exemplos.
Guilda dos Ferreiros, não é necessario muito estudo para saber que grande maioria( se não todos) são Ferreiros ou Profissionais voltados a Forjaria. Mas o grande Baque, não esta ai, e sim, noque vem por traz disso.
uma Guilda de Ferreiros, provavelmente seria responsavel por grande parte de enriquecimento de vilas,cidades,reinos, pois em mundos Medievais e Fantasiosos, a Espada e o Escudo, valem mais doque se pode imaginar.
Assim como uma Guilda de Magos Elementaristas, funciona da mesma forma, porem a diferença aqui, não só esta na Economia, quanto tambem, no "Poder" Influencia que a magia pode trazer a vilas,cidades e reinos.
são exemplos simples, dos quais, são estruturados da seguinte forma.
Objetivo,Motivação; é o principal motivo de uma guilda existir, o porque dela existir, normalmente servem como Porta de Entrada aos visitantes, uma Guilda voltada a Combater a Tirania, deixa bem claro quem é e quem não é bem vindo, uma Guilda de trabalhadores que atuam com Metal, deixa bem claro oque eles fazem e oque eles não fazem.
Atuação; pode parecer meio complicado, mais cada guilda, tem uma maneira de atuar, de agir, é oque diferencia uma guilda de outra, pois podem existir, varias guildas com o mesmo objetivo e a mesma motivação, oque diferencia uma da outra, é essa parte, não menos importante que o Objetivo e Motivação de uma guilda existir, exemplos simples, uma Guilda de Ordem, onde o objetivo é pregar a Lei e a Justiça, pode atuar Fisicamente, utilizando da boa e velha Espada, ou Teoricamente, utilizando da mais antiga arma: A palavra, darei exemplo basico, 2 Guildas de Paladinos, uma, voltada pela atuação Fisica, de ir e dar porrada, vc espera que nela, tenham paladinos bem Treinados, com boa indole e determinação, por irem a batalha constantimente contra os Fora-da-leis, eles podem ser adotados de Cicatrizes e Ferimentos, oque pode ser repugnante, pois é um fato comum em quem adota pregar a Justiça Fisicamente. E uma guilda de Paladinos que procuram manter a Lei e a Justiça com a Palavra, estes, providos de grande Vontade, Beleza e educação, pois é preciso Persuadir,convencer, intimidar e debater a tirania cara-a-cara, ou melhor. boca-a-boca.
Fundadores,Mestres; Fundadores e Mestres, podem ser facilmente confundidos como o mesmo, porem não o são, toda guilda tem seu Fundador, e fundadores são os 1° a dar o Passo de uma longa jornada, tudo começa com eles, e normalmente, eles fazem isso sem nem ao menos perceber, basta um Paladino derrotar um Regente tirano de uma Provincia, e continuar sua Viagem, que ele mau fica sabendo que para traz, motivou o Inicio de uma Guilda, cuja imagem é seu Rosto e o Objetivo é combater a Tirania, Fundadores podem ser Diretos ou Indiretos, sendo eles, aqueles que Registraram o Inicio de uma Guilda, formada por Membros de confiança e habilidade, ou, aquele Cuja habilidade e influencia forá tão grande, que incentivou um grupo de pessoas a seguirem o mesmo passo.
Ai que entra os Mestres, estes são a Verdadeira autoridade de uma Guilda, pois, seja la, qual foi a motivação deles, são eles que traçam a trilha para a realização do Objetivo em comum de todos, sejam eles os fundadores ou não, mestres do inicio da guilda ou mestres que entraram mais tarde, são o Cargo mais alto de uma guilda, são aqueles que portam os Segredos de suas Artes, aqueles que ensinam e dão conselhos aos Seguidore, os que falam mais alto e os que batem mais forte, logo, todo mestre tem uma enorme responsabilidade, eles são o Exemplo, a imagem da Guilda é inteiramente ligado a eles, pois um Mestre mau escolhido, pode arruinar uma guilda, assim como um Mestre bem escolhido, pode levar o nome de uma guilda ao apogeu da fama. O papel de mestre é menos complicado doque se parece, pois, um Mestre, é aquele que ja tem o Conhecimento e é apenas responsavel de passa-lo da maneira Correta, é aquele que esta mais proximo de concluir os Objetivos de uma Guilda e de auxiliar e guiar os membros a realiza-los tambem.
Membros,Operadores; Membros e Operadores, são uma Variavel de Estilos de Guildas, pois aqui, ambos são "membros" mais apenas alguns são Operadores, Operadores são mais voltados a Guildas de Oficios, de ferreiros, de alquimistas, marcadores, pois são a grande maioria, aqueles que praticam e Atuam, podem ser facilmente relacionados aos Trabalhadores de uma Forjaria, ou ao Batalhão de Justiça de uma Guilda militar, são tão importantes quanto os Mestres, pois os mesmos foram Treinados e guiados por eles, logo, são o reflexo doque aprenderam e doque foram Motivados a fazer, possivelmente tambem exercem um papel na Educação da guilda, pois, os Iniciantes, aprendem o basico com estes, pada depois, aprender o avançado com os Mestres.
Aprendizes,Iniciantes; Um iniciado em uma Ordem, é aquele que foi aceito na Ordem, Indicado ou convidado, independente da maneira que fora introduzido a guilda, são os eternos aprendizes, pois, são os Membros e Mestres do amanhâ, normalmente ficam sobre responsabilidade dos Veteranos, membros mais antigos, respondem a todos e raramente são vistos atuando, pois ainda estão em treinamento, é de fato, o cargo mais leve e ao mesmo tempo mais importante da guilda, pois, ficam sobre influencia da Educação que ja tiverá, e a Educação que ainda terão, em Grandes guildas, são os candangos que ficam treinando, dia e noite, até se tornarem Membros, mostrando seu Valor ou passando nas Provas.
Convidados; Bem, estes são a parte mais complicada, pois são diferentes dos Iniciantes e membros da guilda, convidados não carregam o Emblema da guilda para sempre, apenas temporariamente, são aqueles, empregados para auxiliar os objetivos da Guilda, como Espiões, ou Mercenarios, estes, por não terem a educação da guilda, atuam como bem entendem, porem, sempre respondendo e reportando seus feitos e atos a Guilda, podendo serem aceitos e iniciados na Ordem, ou dispensados e jamais convidados a atuar em nome da guilda novamente.
Beneficios,Vantagens e Desvantagens; Ser membro de uma guilda, significa, carregar o emblema dela, assumir responsabilidade do nome dela, e fazer bom uso disso, logicamente, para que isso seja possivel, as guildas tendem a beneficiar seus membros, seguidores e convidados, para que os mesmos, mantenham-se fieis as Regras e Motivações da guilda.
isso pode refletir, como Desconto em compras de itens negociados pela Guilda de negociadores, forjadores e etc, ou Equipamentos, Auxilio e recompensas pela realização de Missões, atos e demonstração de bravura, independente de como isso venha a ser demonstrado, toda guilda, tem algo a oferecer em troca da fidelidade e esforço de cada membro.
podendo assim, uma guilda de Anões defensores, oferecer um Martelo e um Escudo a seus Membros, e estes Equipamentos, serem de uso Exclusivo de membros da guilda ( assim como o conceito de Equipamentos Hereditarios), sendo magico e aprimorados na mão de um Membro, e um item Mundano na mão de um não-membro.
Bem, creio que esteja bem claro o Conceito e a Hierarquia, para os Otakus, basta pensar em naruto e na Hierarquia de cada Vila. mas a grande diferença aqui, é que não se trata de vilas e sim de um Objetivo ao Todo.
Em 2° Lugar, venho explicar sobre as Corporações, Creio que todos saibam um pouco sobre o assunto...mais em Eras Medievais, Corporações eram responsaveis por quase toda movimentação de um Reino, não apenas Reinos, mas tambem Cléros e Continentes inteiros.
Corporações são um Conjunto de Guildas, cujas Atuações variam, sendo assim, mais completa, mais eficaz e mais dinamica, tendo como responsabilidade, trazer a harmonia entre os Movimentos, caminhos de cada Guilda, normalmente Corporações negociantes, são formadas por Guildas de Transporte, Trabalho e Negociação, sendo assim, auto-suficientes, enquanto uma guilda baseada em transportes, carrega o material para que a Guilda de Trabalho, torne o material em Obra, abrindo vez, para os negociantes que fazem a sua parte, vendendo e enriquecendo a todos.
Em outros angulos, Corporações Militares, ou voltadas a Exploração, Aventuras e etc, atuam da mesma maneira, abrindo territorio, marcando territorio e oculpando territorio, ou Localizando os Inimigos, Julgando os inimigos e Eliminando os inimigos, Corporações são menos comum, pois dependem de Alianças entre Guildas, oque pode ou não acontecer, nem sempre para os Paladinos que gostam de sujar as espadas de sangue dos tiranos, se dão bem com aqueles que julgam e reprimem a Tirania com palavras.
Este site é pra quem gosta de RPG e Mighty Blade , também para quem gosta do Tiago Junges.
sábado, 23 de novembro de 2013
Guildas e Coperações
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Assinar:
Comentários (Atom)